O projeto PolyGreen visa desenvolver biocompósitos de poliésteres reticulados para a industria automóvel, substituindo matérias-primas fósseis por fontes renováveis.
O projeto aposta na síntese de poliésteres e compatibilizantes a partir de fontes renováveis, e na incorporação de fibras de celulose extraídas de palha de arroz – um resíduo agrícola em crescimento, principalmente na Região Centro.
O projeto BioDrive tem como objetivo principal substituir as fibras de PP utilizadas na produção de TNT por fibras de PLA, reforçadas com aditivos para melhorar as suas propriedades mecânicas, garantindo também boas propriedades de isolamento térmico, acústico e diminuição de vibrações.
O projeto BioCoating visa o desenvolvimento de uma tinta de base poliuretano para o setor automóvel, utilizando poliuretanos produzidos a partir de polióis de base renovável, energeticamente eficiente e com propriedades funcionais diferenciadoras.
As atividades de I&D deste projeto centrar-se-ão em três áreas fundamentais: Desenvolvimento da tecnologia de produção de polióis de base renovável; Formulação de tinta de base poliuretano que cumpra os requisitos da indústria automóvel; Avaliação do Ciclo de Vida da tecnologia e a sua comparação com a tecnologia atual que recorre a polímeros de base fóssil.
O projeto WATER.TECH vem introduzir novas metodologias no processo de injeção assistida por água. Este projeto propõe desenvolver um novo ecossistema de hardware e software, que combina um sistema avançado de aquisição dados com recurso a modelos de machine learning baseado em rede neural artificial para permitir um ajuste preciso dos parâmetros de injeção em tempo real. O projeto procurará ainda integrar materiais mais sustentáveis que mantenham a qualidade e desempenho das peças.
O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC 2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.
O Projeto Europeu DreamFab, liderado pela Häme University of Applied Sciences, tem como missão impulsionar a inovação e a sustentabilidade na indústria da construção, com o objetivo reduzir o impacto ambiental da construção de edifícios em aço, promovendo a reutilização dos materiais. Assente no desenvolvimento de regras e diretrizes para a segurança estrutural na reutilização e re-fabricação de componentes de edifícios em construção metálica, com o objetivo de permitir que os elementos sejam reutilizados sem recurso a processos de reciclagem, com consumo intensivo de energia. Prevê também desenvolvimentos relativos à montagem e desmontagem de elementos estruturais assistida por robôs.
O Projeto Europeu IAMFat visa a utilização da tecnologia WAAM para fabrico de componentes estruturais onde a tecnologia de soldadura tradicional ou outros métodos conhecidos atingiram barreiras tecnológicas. Ambiciona-se que esta tecnologia seja aplica em componentes que exigem alta resistência à fadiga, segundo uma abordagem inteligente de simulação numérica avançada, melhorando a eficiência, a sustentabilidade e o desempenho dos produtos finais.
A Agenda GreenAuto visa posicionar a indústria automóvel nacional na cadeia de valor dos veículos de baixas emissões. Para alcançar este objetivo serão desenvolvidos produtos e processos inovadores, digitais e sustentáveis, associados à fabricação de automóveis e seus componentes.
A participação do STAR Institute visa a criação de uma infraestrutura de investigação que faça a ponte entre as universidades e a industria, desenvolver um sistema avançado baseado em drones e desenvolver um sistema de navegação robusto e eficiente para AMRs (Autonomous Mobile Robots).