Projetos

WATER.TECH

O projeto WATER.TECH vem introduzir novas metodologias no processo de injeção assistida por água. Este projeto propõe desenvolver um novo ecossistema de hardware e software, que combina um sistema avançado de aquisição dados com recurso a modelos de machine learning baseado em rede neural artificial para permitir um ajuste preciso dos parâmetros de injeção em tempo real. O projeto procurará ainda integrar materiais mais sustentáveis que mantenham a qualidade e desempenho das peças.

O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC 2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

O Projeto Europeu DreamFab, liderado pela Häme University of Applied Sciences, tem como missão impulsionar a inovação e a sustentabilidade na indústria da construção, com o objetivo reduzir o impacto ambiental da construção de edifícios em aço, promovendo a reutilização dos materiais. Assente no desenvolvimento de regras e diretrizes para a segurança estrutural na reutilização e re-fabricação de componentes de edifícios em construção metálica, com o objetivo de permitir que os elementos sejam reutilizados sem recurso a processos de reciclagem, com consumo intensivo de energia. Prevê também desenvolvimentos relativos à montagem e desmontagem de elementos estruturais assistida por robôs.

O Projeto Europeu IAMFat visa a utilização da tecnologia WAAM para fabrico de componentes estruturais onde a tecnologia de soldadura tradicional ou outros métodos conhecidos atingiram barreiras tecnológicas. Ambiciona-se que esta tecnologia seja aplica em componentes que exigem alta resistência à fadiga, segundo uma abordagem inteligente de simulação numérica avançada, melhorando a eficiência, a sustentabilidade e o desempenho dos produtos finais.

A Agenda GreenAuto visa posicionar a indústria automóvel nacional na cadeia de valor dos veículos de baixas emissões. Para alcançar este objetivo serão desenvolvidos produtos e processos inovadores, digitais e sustentáveis, associados à fabricação de automóveis e seus componentes.

A participação do STAR Institute visa a criação de uma infraestrutura de investigação que faça a ponte entre as universidades e a industria, desenvolver um sistema avançado baseado em drones e desenvolver um sistema de navegação robusto e eficiente para AMRs (Autonomous Mobile Robots).