O STAR Institute reforça o seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico através da aquisição de um computador de alto desempenho. Esta infraestrutura aumentará significativamente a capacidade de simulação computacional, criando oportunidades para o desenvolvimento de projetos de investigação.
Entre os principais componentes do sistema, equipamento base do DataCenter do futuro edifício do STAR no Campus do Instituto Politécnico d Viseu (IPV), destaca-se um servidor de 128 cores de tecnologia ARM e 256 GB e memória partilhada, duas workstations de última geração com até 36 núcleos que conseguem processar grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente, suportando até 47 placas gráficas de última geração, otimizando visualização de simulações 3D e a modelação gráfica.
Este Sistema de Computação Avançada permite ao STAR oportunidades para o desenvolvimento de projetos de investigação fundamental e industrial baseados em simulação de processos de escoamento de fluídos, CFD, análise mecânica estrutural de peças e equipamentos, FEM e de dispositivos eletromagnéticos EM.
O STAR Institute coloca-se assim na vanguarda da investigação tecnológica para impulsionar a inovação na Indústria.